Antes de falar sobre os Talismãs conhecidos como Sacos Gris-gris (pronuncía-se grigrí), quero escrever algo sobre uma grande Mambo que fez história. Mais do que ninguém, Marie Laveau colocou o Vodú de Nova Orleans, E.U.A., no mapa com a sua magia poderosa e cerimônias realizadas, algumas das quais foram consideradas infames, as mesmas cerimônias são conhecidas hoje como Congo Square, Bayou St.John, e Lake Ponchartrain.
Marie Laveau foi a mais famosa Mambo conhecedora da poderosa forma de magia talismã, popularmente conhecida como Sacos gris gris (soa como gri gri). Suas potentes fórmulas de encantos de Sacos Gris Gris consistiu um poderoso símbolo mágico ou escrita veve com tinta sangue de dragão em papel pergaminho e costurado em sacos de pano ou couro. Seus clientes gastaram milhares de dólares sobre estes encantos e jurou por sua eficácia.
Em tão cedo como 1734, as
referências a sacos gris gris podem ser
encontradas em vários documentos históricos. A
etimologia da palavra gris gris (gerregerys) deriva dos grupos linguísticos Mande, um pouco ao
norte de Benin, que hoje é o Senegal e Mali. Com o comércio transatlântico de escravos, tornou-se integrado no léxico Vodú, especialmente na Louisiana. Com a sua pronúncia tão perto da palavra francesa significado cinza, e dada a influência do francês
sobre a língua e a cultura em Nova Orleans, é lógico que é por isso que gris gris é comumente traduzido como
"cinza".
Uma lição completa sobre sacos gris gris está além do escopo deste site. Por agora, vou compartilhar com vocês como fazer o seu próprio saco grisgris de poder. Eis a receita: